quinta-feira, 24 de abril de 2014

HÁ UMA PORTA ( PARCERIA? COMO A FAZEMOS?



Esta é uma das perguntas mais constantes que nos fazem. E várias são as respostas...
Às vezes juntamos versos já prontos...
Às vezes juntamos emoções
Às vezes juntamos palavras
Muitas vezes juntamos alegrias ou dores.

Eis como a poesia HÁ UMA PORTA surgiu. E de nossa segunda poesia que deu certo na tentativa de uma parceria, chegamos à realidade concreta de uma obra.
Seguem a versão original  Magela, a versão original Carmem e a versão  parceria nesta mesma postagem:






Deveria haver uma porta
*
Deveria haver uma porta
Que eu pudesse abrir,
Me transpor
Só para estar do seu lado
*
Uma passagem no tempo
Como um momento sublime
Força do pensamento
Algo, por nós codificado
*
Camélia em meus sonhos: absinto.
Rastro de flores num quarto fechado
Sonho com alegria
Quero estar do teu lado
*
Perfuma-me o tempo
Abro esta porta
Minha vida é um pensamento
Que a realidade conforta
*
Momento encantado
De tola fantasia
Que sonha com alegria
Mesmo acordado
*
De Magela
(Livro I - Poesias para a lua)

****************





                                                              Há uma passagem ao meio dia


uma porta secreta
uma dobra do tempo
há um adeus
há um encontro
há um sonho que se volveu
há luz no firmamento
e um sono eterno do qual desperto ao lado teu

Ao meio dia
acordo as horas
para que sigam o rumo que quiserem
não me importa a direção
seja dia, seja noite,
passado ou estória por vir

Ao meio dia
reescrevo essa canção
reescrevo-te em nova canção
como se o Sol fosse a minha ilusão

Contigo revivo o sonho da vida
piso areia, deixo pegadas
prossigo caminhadas
recolhendo teus passos
tuas palavras
tuas horas de afago

Vou caminhando sobre a brisa das ondas
versejando entre sombras
cantarolando com pássaros
brincando
como se as horas não acabassem jamais
como se de repouso eu não precisasse

Mas de súbito não estás mais ao lado meu
o relógio avança o minuto
é tarde
tarde demais
o outro dia do mesmo dia
nos anoiteceu,
talvez para sempre,
ou até a outra noite da mesma noite.


Carmem Teresa Elias 
In: POESIAS PARA LIBERTAR A ALMA 
(2004) 
*****************


PARCERIA DE MAGELA  E CARMEM 





                                                                      Há  Uma Porta



Há uma porta que abre o meio-dia...

Uma passagem no tempo.

 O tempo do poeta...

Porta Mágica .. secreta.


Parece encontro com Deus.

Aquela luz sublime do firmamento

Que se volveu...

Foi ele quem deu.


Nesta hora posso seguir de qualquer jeito aos braços seus,

Reescrevendo a canção

Num verso cansado

 Mesmo parecendo ilusão.


A beleza do seu amor é a força da matéria

Que a faz ser  areia...

E essa sua magia que deixa pegadas

Cujos passos eu sigo, colhendo.


É nas suas palavras que busco o afago.

Caminho nas ondas versejando e brincando

Como se o tempo não tivesse que se importar

Com a alegria.


Essa porta são seus olhos.

Meu portal no firmamento...

Minha dobra do tempo.

Luz de meu dia!


De Magela e Carmem Teresa Elias
POESIAS AO ACASO 
(2010) 



EM 2013 POESIAS AO ACASO VIROU UM LIVRO
 E EM 2014 UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOS POESIAS EXIBIDA EM VÁRIOS LOCAIS
PORQUE SEGUIMOS
ENTRE ESPINHOS E FLORES
ENTRE ALEGRIAS E DORES 

ASSIM SEGUE A VIDA ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário